segunda-feira, junho 30, 2008

O Programa do Filipe Levou um Upgrade

Xy1 - Se só o que eu observasse fosse verdadeiro, então a tristeza que sinto neste momento não seria verdadeira.
Xy5 - Se só o que sentisse fosse verdadeiro, então a comunicação seria falsa, porque eu posso comunicar um sentimento mas não a comunicação em si, porém a comunicação existe por outro lado não estaríamos a falar.
1 - Não existe comunicação sem linguagem, mas a linguagem não é a comunicação.
5 - A linguagem é um dos interfaces da comunicação, existem comunicações sem linguagem, como por exemplo uma comunicação com base em odores.
Xy3 - Então o que existe primeiro? A linguagem ou a comunicação?
5 - Não podem existir ambas ao mesmo tempo?
1 - Bom, o Homem evoluiu e sempre comunicou, a linguagem foi surgindo.
5 - A linguagem foi surgindo... Não será isso uma acepção precipitada?
1 - Não, a linguagem tem vindo a evoluir, isso é claro.
5 - Pois ela tem vindo a evoluir, mas não há provas que ela simplesmente tenha vindo a surgir como uma derivação da linguagem que havia nos primatas, isto falando da linguagem humana. Porém digo o mesmo a respeito da linguagem do ancestral do primata. Mas se tem alguma ideia diga-a.
1 - De facto parece um tema complicado, mas por exemplo as nomenclaturas dadas aos animais, surgiram pelo som que estes deviam emitir.
3 - A Taxonomia vai além de uma língua, cão; perro; chien; dog. Não me parece que seja daí que vêm os nomes dos animais.
5 - Até o ateu convicto Noam Chomsky, perito em comunicação, não sabe a origem desta. Portanto caro Xy1 parece-me de facto uma acepção.
1 - O que hoje não sabemos amanhã havemos de o saber.
5 - Certamente, porém aquilo que não sabemos, não sabemos! Não devemos defendê-lo só porque tem de ser assim.

sábado, junho 28, 2008

O Programa do Filipe

Xy3 - Duas rectas paralelas nunca se intersectam não é?
Xy4 - Precisamente
3 - Mas essa é uma verdade que não se alcança pela experimentação não é?
4 - Sim, rectas são um conceito abstracto, no mundo natural não encontramos nada de idêntico que nos possa levar a uma verificação.
3 - Sendo assim como podemos garantir que isto que disse de início possa ser verdadeiro?
4 - De facto, é devido à lógica, um atributo que está com o ser humano e que é impossível contraditar, o pensamento filosófico e matemático baseia-se nisto.
3 - A lógica é exclusivamente humana?
4 - De facto o raciocínio dedutivo propriamente dito até hoje só foi encontrado no ser humano. Se mostrar um rebuçado a um chimpanzé e de seguida o agarrar e trocar esse rebuçado de mão de forma a ludibriar o animal e de seguida abrir a mão que não tem o rebuçado, o animal em questão não entenderá que o doce está na mão fechada.
3 - Mas não são os macacos capazes de decorar sequências de números?
4 - Sim, porém isso não se trata de raciocínio dedutivo, raciocínio dedutivo seria ele saber resolver uma equação, mesmo que simples, e ainda que não apresentada na forma de cálculo, como o jogo do rebuçado que falei.
3 - Nesse caso eles têm boa memória mas não têm raciocínio lógico.
4 - Precisamente.
3 - Como é que o ser humano adquiriu este sentido? Terá sido através da evolução?
4 - Bom, esse raciocínio não se conclui por métodos dedutivos, mas sim por indutivos, a indução é frágil, porque parte de uma observação restrita e a aplica na generalidade.
3 - Mas, desculpe interromper, alguém já observou evolução propriamente dita?
4 - A única coisa que nós podemos observar são os animais que temos, e alguns poucos fosseis, mas nada nos prova directamente evolução.
3 - Nesse caso é um raciocínio indutivo com muito poucos alicerces, parece quase um palpite.
4 - De facto podemos ver algumas mutações em colónias de bactérias, isso faz-nos crer, lá está indução, que por serem muito mais pequenas as bactérias evoluam mais rapidamente que os humanos, logo a evolução humana demoraria muito mais tempo.
3 - Seguindo o mesmo raciocínio indutivo eu devo acreditar que se uma bactéria que em poucos dias se adapta e transforma, passados alguns anos e após milhares de gerações de bactérias eu deva ter lá algo parecido com aquilo que a evolução nos retrata, porém não é o caso.
4 - Sim a evolução ainda é uma indução muito frágil, é como um desenho de ligar pontos em que só temos o primeiro, o último e dois ou três intermédios perdidos.
3 - Existe alguma alternativa viável?
4 - Existe uma corrente também indutiva que diz que em vez de evolução, cada espécie foi criada por um Ser Poderoso.
3 - E esse Ser Poderoso também criou os microrganismos patogénicos?
4 - Depende da religião.
3 - Como assim?
4 - Se você for panteísta e acreditar que esse Ser é tudo e todos, então Ele nem propriamente criou mas vai se criando a Ele mesmo, tanto as coisas boas como más, Ele é a evolução até. Se você for por exemplo Cristão, Deus apenas criou os microrganismos saudáveis, porém após a queda do Homem, do pecado, estes sofreram maldição.
3 - Um castigo?
4 - Para um céptico sim, para um crente uma consequência de um acto.
3 - E para si?
4 - Eu não sei.
3 - Não existe mais nenhuma alternativa? De onde veio a lógica então?
4 - Devemos avaliar a versão mais viável, existe mais uma ideia, mas é menos viável, dessa não precisamos, que é a panspermia.
3 - Ah! Extra-terrestres trouxeram a inteligência à terra? Isso não será apenas uma fuga? Quem criou os extra terrestres?
Jorge - Filho desliga lá esse programa gerador de debates fictícios, já me está a fazer pensar demasiado na vida, e além do mais quero dormir!
Filipe - Tudo bem pai, tenho que comprar da net o Xy5, é mais inteligente.
Jorge - Poupa-me... Amanhã falamos.

sexta-feira, junho 13, 2008

Devemos ler o Horóscopo

Cheguei à conclusão que as pessoas inteligentes devem ler o horóscopo. Evidentemente que não nos devemos limitar ao nosso signo, essa atitude sim é que é da mais grave ignorância. Afinal podemos ler tão bons conselhos, porque não? Mas na verdade ler 12 géneros de conselhos que se encaixam lindamente é certamente melhor do que ler apenas um, se porventura você tiver pressa não perca tempo à procura do seu signo, leia um qualquer, o efeito será o mesmo e será bom. Como é lógico ele não lhe dirá o futuro, e se porventura disser alguma coisa que não se "encaixe" leia outro, não desista no primeiro signo. E ainda com sorte você vai-se rir com expressões de pura reflexão e visão futura como esta: "Não se desleixe e cuide de si." Creio que não devo comentar, porque posso parecer que também eu sou licenciado em astrologia.

A respeito dos cristais protectores, o quanto antes compre um de cada e ponha-os todos no bolso, para quê usufruir apenas do benefício de um cristal quando posso usufruir dos benefícios de tantos outros? Em simultâneo ainda por cima! Já nos números da sorte eu só espero que as pessoas não joguem em sorteios, porque já repararam? Todos têm números da sorte diferentes e afinal não podem ganhar todos.

Uma coisa interessante foi ver dois horóscopos diferentes (da mesma semana), um dizia que esta semana poderia ter problemas no sistema urinário, outro disse que eu estou cada vez melhor...Será que são de galáxias diferentes os indivíduos que andam a ler os astros? Existe ainda uma coisa interessante, as mudanças semanais, a semana passada devia aplicar-me ao estudo e procurar um curso, esta semana o meu negócio está a correr muito bem, realmente assim uma pessoa não sabe se há de continuar com o negócio ou largar tudo e ir estudar.

Caros leitores como sabem o horóscopo nunca é conclusivo, quando o é, dá bronca. Eu creio que as pessoas pagam para saber qualquer coisa que não a verdade, mas apresentada como tal, realmente uma revista que diga que o meu maior problema são dores de costas, é tudo o que eu quero. Porém a verdade sim deve ser buscada, nunca vamos saber o futuro a olhar para os astros, a não ser se vai chover ou fazer sol, ou se algum cometa vem em direcção à terra. Saber o futuro é uma boa maneira de não nos preocuparmos com as porcarias que fazemos no presente, devemos a todo o custo viver um presente como deve ser, sabendo pela experiência do passado que colhemos o que semeamos, é tudo o que precisamos saber.

domingo, junho 08, 2008

A Verdade Dói?

Expressão amplamente ouvida, "a verdade dói". A verdade definitivamente não dói! O que faz doer é conhecer que fomos enganados (por exemplo), saber a verdade acerca do facto não faz doer, o que faz doer é o facto. A mentira sim faz doer. Quando sabemos a verdade podemos constatar que nos mentiram e isso dói, mas o que doeu foi a mentira, lá está, é o acto. A verdade acerca do acto não dói, é a porta para uma dor que já está feita, só que apenas paira no ar, por outro lado esta porta é a única porta para a cura. A verdade trás cura, a mentira sempre faz doença.

Será que mais vale ocultar uma verdade, para não abrir a porta à dor? Depende. A relacionados directamente sempre se deve zelar pela verdade, custe o que custar. Por duas razões:
1 - Caso se saiba por terceiros a dor será maior
2 - Se não dissermos a verdade viveremos atormentados, nunca seremos livres. Conhecer a Verdade tal como a dizer trás libertação. A mentira sempre trás prisão.
Enquanto dizemos a verdade temos liberdade, porém a mentira sempre puxa mais mentira.
Porém servirá de protecção muitas vezes não revelar determinadas coisas a pessoas que não estão ligadas de maneira nenhuma a um determinado assunto a que devemos tomar esta decisão. Isto porque as pessoas podem divulgar e adulterar a verdade e isso é desconfortável. Por outro lado dizermos algo que nos é complicado a terceiros revela sem dúvida uma grande vitória e domínio sobre essa situação em causa.

A Verdade deve ser sempre dita em toda a circunstância que seja necessária, e é necessária sempre que envolva outra pessoa. Pode se adiar o dizer a Verdade, não à espera que ganhemos mais coragem, mas à espera que a pessoa tenha as condições para ouvir (por exemplo um filho adoptado, a morte de um ente querido, etc).
A Verdade tem de ser sempre dita, essa sim trás libertação, essa trás conforto, união e alegria, ainda que passe por dor.



segunda-feira, junho 02, 2008

A Árvore da Vida e A Árvore do Conhecimento

Aquilo que irão ler de seguida pode ser parecer ligeiramente especulativo, e é, se for verdadeiro permanecerá, se for falso ruirá, escrevo-o confiado na promessa que a Bíblia tem sempre coisas novas e coisas antigas, assim eu continuo a buscar a verdade cada vez mais refinada, a verdade absoluta que eu ainda não conheço absolutamente.

No relato do génesis existem duas árvores que são salientadas, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus proibiu comer da árvore do conhecimento, porém permitiu a possibilidade de se comer desta árvore. Só Deus pode conhecer o bem e o mal na totalidade, só ele pode conhecer o mal existindo apenas o bem*, isto também é omnisciência. Porém o Homem necessita de que exista tanto o bem como o mal para conhecer qualquer um dos dois, o homem só conhece os limites de uma folha se vir a mesa onde esta está apoiada, logo se Adão conhecesse o mal tendo unicamente o bem, ele seria Deus. Adão e Eva ou seriam Deuses (conhecer o bem e o mal sem que o mal exista), ou seriam o que somos hoje, pessoas que conhecem o bem e o mal, lidando com ambos (situação que por sinal acabaram por escolher), ou seriam inocentes desconhecedores tanto do bem como do mal, como "crianças" (foi assim que Deus os criou).

A mentira da Serpente foi que o Homem conheceria o bem e o mal como Deus o conhecia. Porém Deus tinha estabelecido o limite e como tal Adão e Eva conheceram o bem e o mal, mas também o mal tomou posse, tanto do mundo como do homem, pois Deus assim o tinha decretado. A partir do dia em que o Homem pecou veio a morte à terra. E agora se o Homem comesse da Árvore da vida? Bom ainda bem que Deus não permitiu que isso acontecesse, pois me parece que uma vida eterna sem regeneração seria algo mais parecido com o inferno do que qualquer outra coisa, desta forma aquilo que era mau tornou-se num alívio, falo da morte (biológica). Quem quer viver neste mundo para sempre, sofrendo as inúmeras e crescentes consequências do pecado? Ninguém! Porém partir deste mundo sem regeneração, sem uma nova natureza, é ainda pior, creio que será o oposto do Éden, viver no mal sabendo o que o bem e o mal são. Nós porém que fomos regenerados e tomámos parte da essência de Deus, somos seus filhos, poderemos viver num lugar bom sabendo o que é o bem e o mal.
As questões que até aqui possam ter surgido devem ter sido inúmeras, porém o que não percebermos aqui perceberemos depois, por Jesus Cristo temos promessa de conhecimento total, aquilo que aqui num mundo decaído nunca poderemos ter.

*Deus pode conhecer o mal existindo apenas bem, porém o contrário não é possível. Deus é a essência de todo o bem, Como tal existindo, existe bem. Se só Ele existir existe apenas bem.