sábado, março 08, 2008

Arco-iris, Sobrenatural ou Natural?

No século XIII um monge chamado Roger Bacon deparou-se com uma dificuldade que devido à maneira como algumas pessoas a interpretaram lhe valeu o título de herege e como consequência a prisão. Este monge descobriu que o arco-iris ao contrário do que pensava é produzido por uma causa natural, o que se tornou grande dificuldade pois o arco-iris estava associado a um acto sobrenatural de Deus após o dilúvio. A Bíblia diz-nos que Deus estabeleceu um sinal nas nuvens, a aliança entre Deus e os Homens. De que maneira é que isto, enquanto acção de Deus, é algo sobrenatural?

Tenho a dizer que obviamente o arco-íris é um milagre que advém dos grandes milagres que foram a criação da luz e da água com as suas propriedades, logo o arco-íris foi um milagre que Deus preveu que acontecesse quando aparecesse o sol em simultâneo com as nuvens, sendo este o sinal de aliança que Deus de antemão premeditou, fantástico como Deus já tinha planeado graça antes de acontecer a desgraça.

Isto não quer dizer que quando alguém borrifasse água e esta água fosse interceptada por um raio do sol não acontecesse este fenómeno, é claro que acontecia, aqui está em causa que a aliança que Deus fez foi pôr o arco nas nuvens (Gen 9:13) e sabemos que este evento foi o primeiro, porque até este dia nunca o sol apareceu ao mesmo tempo que a chuva (Gen 2:5).

Pode ainda surgir outra questão, será que aquando do dilúvio este arco apareceu? Pode ter aparecido mas quem o viu morreu, quem não morreu não o viu (Noé e família), isto é só o viu no terminar do dilúvio. Quem viu este arco, se é que viu, antes do dilúvio estar consumado viu simbolicamente a aliança a desaparecer, ao contrário de Noé e família que a viu aparecer, o significado teológico permanece.


Sem comentários: