terça-feira, novembro 13, 2007

As Supostas Contradições 1

O PROBLEMA DAS LÍNGUAS


Génesis 10:5 e 20
"Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações."
"Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações."

Génesis 11:1
"E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala."



Aparentemente, segundo a ordem dos versículos acima, parece que já existiam várias línguas, na terra mas depois é nos dito que a terra tinha apenas uma mesma língua. Realmente se nos cingirmos a partes isoladas de um texto, é muito comum encontrarmos incompatibilidades. O raciocínio funciona da seguinte forma: Imaginemos uma pessoa tinha uma camisa verde, essa pessoa mudou de camisa, depois é dito que essa pessoa tem uma camisa verde. Se ocultarmos o meio da história ficamos com uma contradição, ao não mencionarmos a troca de camisa.
As supostas contradições Bíblicas são quase sempre assim.

O relato aqui mencionado tem uma prolepse e depois uma analepse, trocando por miúdos, avança no tempo e depois recua. Quando aqui é dito de uma forma implícita que já existiam várias línguas, essa referência é em relação aos netos de Noé (ver Génesis 10: 1 a 4), porém quando se refere à uniformidade das línguas sobre toda a terra, refere-se aos filhos de Noé e aos netos de Noé antes de se haver tentado construir a torre de Babel. (ver Génesis 10:32), porque sabemos que ao mesmo tempo que foram repartidas as várias línguas, também foram as pessoas espalhadas sobre toda a terra (ver Génesis 11:9).


2 comentários:

Adilson Marques disse...

N9,
Muitas vezes me deparo com aparentes contradições na Bíblia, mas tenho aprendido que são apenas o resultado de um estudo pouco aprofundado e menos atencioso.
Agora, em estilo de comentário, faço-te um desafio: Consegues provar se o cabelo de Jesus seria comprido ou curto. Pergunto isso porque não há retrato em que Jesus apareça de cabelo curto ou mesmo careca. Parece que nunca ninguém considera que Jesus poderia ter um problema de calvice, como eu, e perder o cabelo cedo. Apenas um desafio.
Obrigado pela explicação. Um abraço.

natenine disse...

heheh, belo desafio.
A resposta é muito simples, não sei.
Há pessoas que afirmam categoricamente que tinha o cabelo curto, outras acham que comprido, cada uma tem a sua ideia e até tentam explicar. Tentei ver se consoante o relato Bíblico alguém tinha alguma vez puxado os cabelos a Jesus, ou se alguém tocou nos seus cabelos e nada.
Ora bem, quando não sabemos, temos duas opções, ou especulamos, ou ficamos calados, preferi a segunda opção porque me parece mais sensata, mas se queres que te diga não tenho a mínima ideia.
desculpa lá o não esclarecimento, já agora coloco-te o mesmo desafio
=)