domingo, abril 25, 2010

Pontos Positivos de Estar Doente

Estar doente é mau. Por vezes péssimo. Apesar de tudo posso enumerar alguns pontos positivos de estar doente.

Compadecer-me dos que estão doentes
Quando estamos doentes, lembra-mo-nos de outros que estão em sofrimento o que faz com tenhamos compaixão deles e por sua vez possamos ajudar de forma mais eficaz aqueles que precisam, seja a nivel monetário, emocional ou físico.

Um dia vou morrer
Estar doente faz-nos lembrar a nossa condição humana, somos frágeis e um dia morreremos. Devemos estar prontos para encarar esse dia. Digo isto de ânimo leve, não consigo dizê-lo de outra maneira. Mas posso dizer enfáticamente que as pessoas morrem, novos e velhos. Como tal havemos de encarar o Criador, com isto em mente aproveitemos a vida que é escassa e há muito a fazer.

O porquê do sofrimento
A doença faz-nos pensar em questões existenciais. O porquê do sofrimento é uma delas. Para quem tiver uma cosmovisão Cristã o sofrimento existe por permissão divina à vontade do homem de viver longe de Deus. Boas notícias! Em breve todo o sofrimento desaparecerá, e o que houve será compensado. Por outro lado se tiveres uma cosmovisão naturalista, logo ateísta, és um monte de matéria, sentires é uma maravilha da evolução.

A cura
Este ponto nem sempre acontece. Mas é bom ficar bom, é bom ficar saudável. Era melhor nunca adoecer, mas visto que adoecemos, bom é ficarmos bons.


Sem comentários: