sexta-feira, julho 07, 2006

7ª in "sessão das 10 frases erradas"

"O Amor é cego"

O Amor não é cego, aliás ele até vê bastante bem. O que talvez possa acontecer é uma pessoa apaixonada não ficar a ver bem e deixar o coração falar mais alto que a própria razão.
Nestes dias muitas pessoas realmente cegaram o amor, ainda para mais amarraram-no e mandaram-no para um cova. Muita gente já não sabe o que é o amor, fazem do conceito de amor algo muito diferente daquilo que este mesmo é. Aniquilaram o amor, não dão lugar ao amor, a este percioso elemento que dá sentido à vida. Vida sem amor é nada!
Se tu caro leitor já não sabes o que é amor então eu aconselho-te a esperimentares algo que se chame mesmo amor, não estou a dizer para te casares, não, algo mais profundo, algo que possa satisfazer o anseio da tua alma...

Na verdade eu tento tratar o meu "amigo" amor o melhor possivel, viver dele para Quem me o dá, partilhar com quem o tem e sobretudo oferecer a quem não tem.
Isto é sério, não é nada de lamechices, simplesmente estou a levar o assunto duma forma simples, infantil até. O amor não é cego ele vê bem e está disposto quebrar as correntes que te fazem esquecer esta "pessoa", este sentimento, este não sei quê, que secalhar consideras cego.

10 comentários:

Anónimo disse...

De cego o Amor nao tem nada.
Concordo mais quando dizem que o amor é mudo.
Mas esses defeitos existem apenas no amor humano.

O Amor de Deus... é Perfeito.

Anónimo disse...

ok concordo mas acho k qd dizem isso e em termos de exkecermos o defeitos da pessoa k amamos e fexarmos os olhos a coisas k essas pessoas nos possam fazer de mal...
bom...e uma kestao a pensar...
bjO =)*

Anónimo disse...

Mas eu, apesar de conseguir (e dever... e essas coisas) perdoar a pessoa que amo, nao posso fechar os olhos às coisas más que ela faz.
Até posso esquece-las, mas primeiro tenho de ter noção do que se passa.
Sim, acontece fechar os olhos, acontece o amor ser cego nesse aspecto, mas não devia. Por isso, a frase continua a ser errada. Sendo ou não verdadeiramente praticada.
* ** (:

natenine disse...

É isso Débora

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas o amor, AMOR é mesmo cego, o povo tem razão, porque, quando se ama, não vemos os defeitos do objecto da nossa paixao; ele até pode ser zarolho,feio que nem um ovni, para nós será sp lindíssimo, até pode ser mt ciumento, gago ou gritão:
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, é paciente e benigno, o AMOR ama não gosta,eu gosto de maçãs e nao as amo... E esta eim?

natenine disse...

Caro anonymous, Amor e paixão são duas coisas completamente distintas. Pelo que estou a ler apenas poderiamos amar pessoas perfeitas...eu posso amar uma pessoa com os dentes tortos, isso não implica nada, eu vejo bem isso, mas o meu amor não é mais pelo seu interior e menos o exterior (a titulo de exemplo).
Quanto ao trecho bíblico, apenas poderia dizer que o amor "fecha os olhos", nunca cego,

Dizer que o amor é cego é dizer que eu que amo sou cego e isso de todo não faz sentido.

É perciso analizar, mas também fassam um esforço para entender contextos, não vale a pena por em causa todo o texto, apenas por causa de um pequeno pormenor, que ate pode ser um mal entendido

Ana Ramalho Rosa disse...

Deus É AMOR... e Ele VÊ... vê o certo eo errado, o bem e o mal...

Se Deus não visse que os homens estavam separados Dele pelo pecado, ou seja, os erros que cometemos, não teria tratado desse problema. Jesus estava confortavel, no Céu... não teria descido para passar 33 anos no meio de nós, não teria ajudado e muito menos morrido por nós.

O AMOR de Deus tem todas as características (sofredor, bondoso, não arrogante, etc)... mas o amor de Deus é PERFEITO.

O AMOR VERDADEIRO NÃO É CEGO... VÊ MAS AMA NA MESMA... VÊ E CORRIGE... VÊ E DÁ MAIS UMA OPORTUNIDADE... VÊ E TENTA MAIS UMA VEZ... É ASSIM DEUS.

A paixão é passageira, sim... mas essa, incha, desincha e passa.

Anónimo disse...

Primeiro, toda a gente sabe que o amor não tem olhos... lol, nem pode por isso fechar os olhos, estamos no entanto a usar metáforas como no nosso dia-a-dia se usam, tantas vezes para ilustrarmos cenas da vida prática. Jesus usava parábolas. E que belas que são. Não se pode ler no sentido literal, sabemos que são comparaçoes...
E acho mesmo que quando eu amo, não vejo mesmo que o meu amor tem o nariz torto ou uma verruga na testa, para mim essa verruga é 1 lindo sinal e o nariz é o toque de personalidade.

LutheringLutero disse...

Amor é capaz de ser a palavra presente no top universal mais discutida.
Como já aqui foi dito, e vou fazer dessas palavras as minhas, o Amor de Deus é Perfeito.
Mas nós, humanos, enquanto aqui estivermos, cometeremos falhas, e quem o nega, mente.Devemos pedir a Deus que nos encha o nosso coração de amor e que este possa fluir em primeiro lugar para Deus, e em segundo lugar, para o próximo como para nós mesmos.
Se o amor é cego, mudo, surdo, isso não faço ideia... talvez descubra quando chegar ao Céu. Sei simplesmente que é uma metáfora que no nosso português significa "ela tem as pernas gordas mas eu amo-a". Eu não acredito que uma pessoa que ame verdadeiramente, não saiba discernir os defeitos de alguêm. Acredito sim que saiba esquece-los ou ajudar a corrigi-los de forma a viver uma vida com respeito e sem discussão.
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Se Deus simplesmente tivesse olhado para as nossas falhas, algo incontável, teria mandado seu Filho ao mundo para morrer por nós? Não seria mais fácil lá dos Céus cair uma chuva de fogo que destruísse a humanidade de vez? Não conheço e nunca conhecerei maior prova de amor, o amor Perfeito.
Mas podem-nos deixar de teoria e pedir verdadeiramente "Deus inunda o meu coração de amor."
Já dizia um antigo corinho:
"A melhor oração é o amar
Se não sabes amar, não deves orar
Porque a melhor oração é o amar."

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Lutherin.
Quanto à perspectiva de paixão da A. Rama, não porque a Paixão não incha desincha e passa, talvez o amor platónico, o que acontece a esse "fogo" é uma transformação: ou vira AMOR e dura muitos e longos anos, até a morte nos separe, ou simplesmente morre tão rapidamente como incendiou.
Paixão também tem o sentido de sofrimento, e no sentido amoroso, no enamoramento, os amantes sofrem reciprocamente.
Quem disser que não gosta de estar apaixonado, mente.É que para mim estar nesse estado, é amar muito muuuiiiito, e nesse estado eu fecho os olhos, os ouvidos e a boca.
Beijinho muito grande N9