sexta-feira, setembro 14, 2007

O Sol e a Lama

"Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu lama, outro viu estrelas."
Agostinho de Hipona

Tomando como ponto de partida a frase de Agostinho de Hipona, começo a pensar na realidade não em duas pessoas, mas em dois tipos de pessoas, como com certeza era objectivo do autor. Uns dizem que a vida é um lixo, outros dizem que a vida é bela, na verdade ambos estão certos, não se trata de um paradoxo, eles não se referem à vida no seu sentido geral, mas sim à vida que eles têm. Desta forma estão ambos certos, tendo em conta que vivam dessa forma.
Eu creio que a vida não passe muitas vezes de uma prisão, ou melhor este estágio da vida ao qual chamamos vida, muitas vezes não passe de uma prisão. O belo e o lixo depende de para onde olhamos, para quem olha para o lado de dentro só vê lama, mas quem olha para o lado de fora vê estrelas, isto caso esteja noite. É neste sentido que a visão niilista do mundo é particularmente verdade, mas apenas para a pessoa com a sua visão materialista, a qual só vê lixo e a sua esperança é nula, mas para quem vê as estrelas a vida é boa, bela e bonita.
A vida terrena é apenas um estágio, todos nascemos na prisão, uns chafurdam na lama, outros contemplam as estrelas.
Não se trata de ver o lado positivo das coisas, trata-se de viver a vida no seu plano, porque todas as coisas são boas, ou então, nenhuma coisa é má, é o mesmo (não a expressão em si mas a ideia). Os malefícios da vida são o uso inapropriado da boa vida, desta forma conserve a sua vida olhando o céu e estará no plano, se acha que não há plano, tudo bem (ainda que muito mal), mas por favor, compreenda que o que mais queremos saber não é o sabor que a lama tem, contudo estamos na mesma cela e no que depender de mim posso lhe dizer que o céu está muito belo e que em breve o Sol vai raiar.



1 comentário:

Daniel disse...

Concordo! E o céu é mesmo lindo.

Desde o final do mês de Junho que fiquei sem possibilidades sem fazer nenhum artigo. Agora visto já ter Internet (ALELUIA), posso retornar a fazer o que gosto.
Desde já agradeço todas as visitas feitas ao meu blog (Biblos) e espero que retornem periodicamente.

www.danielaurelio.blogspot.com