sábado, dezembro 01, 2007

As Supostas Contradições 4

A ORDEM DOS FACTOS

Vejam-se os seguintes trechos de duas das biografias de Cristo:

Lucas 4: 1-12
Mateus 4:1-10


Temos aqui dois bocados de texto, ambos dizem a mesma coisa e da mesma maneira, só não dizem aparentemente pela mesma ordem. Nesse caso temos uma espécie de aparente contradição, um pouco diferente das abordadas até agora, mas também esta deve ser analisada.
Depois também parece que há uma espécie de contradição no que diz respeito ao sítio a que Jesus foi levado para se atirar.
Temos de ter em atenção que Jesus foi tentado por quarenta dias. Tanto tempo apenas para três tentações? Claro que não! Jesus foi tentado e repetidamente tentado, vejamos esta frase:

Mateus 4:8

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

Reparam na palavra novamente? Pois Jesus foi novamente tentado. Ele foi tentado várias vezes, a mesma tentação também, como tal as descrições não nos dizem todas as tentações nem respectivamente como foi a sua ordem. Neste caso específico a última tentação disse respeito a uma repetição, os autores das biografias só nos elucidaram o objectivo não era uma descrição detalhada.



1 comentário:

Adilson Marques disse...

Caro N9,
Por acaso sobre esta situação já me tinha elucidado e chegado à mesma conclusão que tu. Sigo atentamente estes aparentes enigmas que aqui trazes. Resta-me agora perguntar-te, és investigador, professor ou teólogo? Confesso que estou deveras interessado saber um pouco mais sobre o escritor destes textos. Para que não sintas que te peço algo indiscreto, apresento-me agora como professor de Educação Física e aluno de doutoramento em Ciências da Educação. Como vês, a descoberta ou compreensão de algo faz parte da minha rotina normal.
Um abraço.