domingo, junho 08, 2008

A Verdade Dói?

Expressão amplamente ouvida, "a verdade dói". A verdade definitivamente não dói! O que faz doer é conhecer que fomos enganados (por exemplo), saber a verdade acerca do facto não faz doer, o que faz doer é o facto. A mentira sim faz doer. Quando sabemos a verdade podemos constatar que nos mentiram e isso dói, mas o que doeu foi a mentira, lá está, é o acto. A verdade acerca do acto não dói, é a porta para uma dor que já está feita, só que apenas paira no ar, por outro lado esta porta é a única porta para a cura. A verdade trás cura, a mentira sempre faz doença.

Será que mais vale ocultar uma verdade, para não abrir a porta à dor? Depende. A relacionados directamente sempre se deve zelar pela verdade, custe o que custar. Por duas razões:
1 - Caso se saiba por terceiros a dor será maior
2 - Se não dissermos a verdade viveremos atormentados, nunca seremos livres. Conhecer a Verdade tal como a dizer trás libertação. A mentira sempre trás prisão.
Enquanto dizemos a verdade temos liberdade, porém a mentira sempre puxa mais mentira.
Porém servirá de protecção muitas vezes não revelar determinadas coisas a pessoas que não estão ligadas de maneira nenhuma a um determinado assunto a que devemos tomar esta decisão. Isto porque as pessoas podem divulgar e adulterar a verdade e isso é desconfortável. Por outro lado dizermos algo que nos é complicado a terceiros revela sem dúvida uma grande vitória e domínio sobre essa situação em causa.

A Verdade deve ser sempre dita em toda a circunstância que seja necessária, e é necessária sempre que envolva outra pessoa. Pode se adiar o dizer a Verdade, não à espera que ganhemos mais coragem, mas à espera que a pessoa tenha as condições para ouvir (por exemplo um filho adoptado, a morte de um ente querido, etc).
A Verdade tem de ser sempre dita, essa sim trás libertação, essa trás conforto, união e alegria, ainda que passe por dor.



1 comentário:

Anónimo disse...

A verdade doi quando temos interlocuto nos ludibriando com com falsas afirmações, ao ter ciencia da sua capacidade de assimilação ou dos fatos inveridicos o falsário não passa de um mentiroso que caiu no embaraço das suas proprias rudezas