domingo, agosto 10, 2008

Evolução do Cepticismo

Século XVIII

Charles Marvel - Caro Pastor, você realmente acredita em toda a Bíblia?
Teodóro - Amigo Charles, sabem perfeitamente que sim. Toda a Bíblia é Divinamente inspirada.
Marvel - E crê que toda a Bíblia seja literal, desde génesis a apocalipse?
Teodóro - Sim. creio que tudo é literal, até mesmo o apocalipse, digamos que é literal que o apóstolo João teve todas aquelas revelações, porém se essas revelações devem ser analisadas de forma literal, aí penso ter de discordar.
Marvel - Senhor, então e Jonas? Sabemos que não existe nenhum peixe que tenha tamanho de engolir um homem.
Teodóro - Caro Marvel, a minha fé é na Palavra de Deus, estou certo que existiu um peixe que engoliu Jonas.
Marvel - Você está a negar o conhecimento, deve deixar a verdade iluminá-lo, deixe esse obscurantismo da tradição.

Século XX

Boris Volkov - Fiodor, acreditas mesmo em Deus? Fiquei estupefacto quando o Tolstoy me disse isso!
Fiodor Moriev - Acredito plenamente.
Boris - E acreditas nesse livrinho a que chamas Bíblia Sagrada?
Fiodor - Sim Boris, é a Palavra de Deus.
Boris - Mas como?! Tanta história impossível! Choveu fogo do céu?!
Fiodor - Antigamente criticavam os crentes por acreditaram que um peixe engoliu um homem, hoje conhecemos as baleias e já não nos criticam nesse aspecto. Amanhã descobriremos um lugar com as características de arrasamento que se coadunam com a história de Sodoma e Gomorra que referes.

Século XXI

Tina Bruney - Estás a ler a Bíblia? Que interessante!
Nancy Pierce - É verdade, é o meu guia.
Tina - Espera lá, acredito que mereça ser lido pela influência que teve, mas um livro tão antigo ser o teu guia, acho um grande erro, mas pronto cada um é que sabe de si e não é por isso que deixamos de ser amigas.
Nancy - Claro, somos amigas e havemos de ser. Mas de facto sim é o meu guia, e desde que assumi este livro como guia da minha vida ainda não tive nenhum momento em que me arrependesse. 
Tina - Acreditas nos prodígios supostamente feitos por Deus?
Nancy - Claro, como as pragas do Egipto.
Tina - Eu sei que as pragas são possíveis de acontecer e até pela descrição que está na Bíblia, eu acredito nessa descrição. Mas não foi Deus Nancy... As pessoas da altura é que eram pouco cultas e associavam eventos naturais à Mão Divina.
Nancy - Nesse caso, falando das pragas, como provas naturalmente que Moisés foi avisado por Deus das pragas que haviam de ser enviadas.
Tina - Tipo... Isso foi o povo Judeu que inventou para compor a história.
Nancy - Um povo que condenava a mentira de forma tão forte não faria isso. Mas olha antigamente os cépticos negavam Deus e a Bíblia pela sua essência, procurando contradições, aparente como é óbvio. Hoje compreendemos que tudo o que está escrito pode ser realmente verdadeiro pelas tantas provas que temos tido, os cépticos simplesmente eliminam Deus da história, trocando Deus pela ordem natural das coisas, ainda que não haja qualquer tipo de prova. A diference de hoje para antigamente é que antigamente o tempo daria hipótese de alguns idealizarem as suas ideias de novo, mediante o avanço da história e da ciência. Hoje rejeita-se Deus, porém o tempo nada acrescentará a uma pessoa que não quer acreditar.

Sem comentários: