segunda-feira, agosto 04, 2008

Informação Fidedigna

Num mundo de elevada decadência moral, onde a mentira prolifera como um meio para atingir objectivos, como reagiremos mediante a informação? Em qual dela deveremos acreditar realmente?
O primeiro ponto que devemos salientar é que devemos analisar toda a informação que nos chega, devemos avaliar realmente se é verdadeira a informação que nos chega. Interessante que assumimos como verdade muito mais facilmente que uma informação médica é verdadeira, como uma bula de um medicamento, do que uma informação política. Mas a verdade é que devemos analisar toda a informação, ainda que algumas não temos maneira de avaliar. É curioso que acreditamos que as informações que dizem respeito à saúde, são ditas com alguma moral, sem segundas intenções. Porém hoje em dia nem sei o que dizer... Quem já viu o filme "O Fiel Jardineiro" do brasileiro Fernando Meirelles, fica com a impressão de que aquilo que o filme retrata pode perfeitamente ser verdade, pode haver segundas intenções nos intentos médicos.
Porém muitas vezes o que faz aumentar a dúvida a respeito da informação é o meio pelo qual ela vem. Sem dúvida, meios lucrativos devem obviamente ser alvo de dúvida, se passarem na dúvida acreditemos, se não passarem devemos desmascará-los. Sem dúvida os meios sem fins lucrativos numa primeira impressão devem ser os mais credíveis, devemos notar é se esses meios não são um mero reflexo da informação que colhemos nos media.
E a respeito da informação religiosa? Infelizmente por tanta parvoíce que se tem feito em nome de Deus ou da religião, a religião perdeu credibilidade, não se compara com a credibilidade que tinha no início do segundo milénio, o que não quer dizer que a informação transmitida fosse perfeitamente verdadeira. Porém diante de tema tão relevante precisamos de ser muito criteriosos na nossa análize, observando os objectivos das pessoas em causa, analizando os ideiais em causa, verificando se cumprem o que dizem e obviamente ver o nível de entrega da pessoa à causa. Como diz a Bíblia: "Examinem tudo, retenham o bem".

1 comentário:

di disse...

"Porque hão-de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24:24
Está escrito na Palavra que seremos bombardeados por informações que nos poderão fazer perder o rumo, no entanto, em tudo procuremos a resposta no Senhor da Verdade.