segunda-feira, julho 21, 2008

A Educação Muda o Nosso Genoma?

Será que existe uma herança genética, que tem influência na nossa maneira de ser? Ainda que a resposta seja afirmativa, por si só a herança genética não é suficiente, isto porque se não educarmos os nossos filhos eles ficaram à deriva, tornando-se nuns selvagens. Sabemos que as nossas palavras (palmadas e castigos em algumas situações) não mudam informação genética, nesse caso sub-entendo que a formação de uma pessoa não deriva só dos genes mas também doutros locais, a experiência pessoal, convivência e particularmente da educação, ora estas últimas vertentes os antigos diziam que diziam respeito à alma, hoje está mais na moda falar de mente ou psique, áreas estas que estão ligadas ao cérebro mas são distintas e superiores. Temos alma e é só por causa disso que somos educados, não é por nos darem um cubo de açúcar ou uma chicotada no rabo que aprendemos (em criança pode passar por repreensão física uma vez que a criança não tem uma mentalidade plenamente formada), mas sim porque nos fazem entender que algo é melhor, ou seja não vem por uma estimulação física, mas pelo apelo ao raciocínio e às emoções, ou seja uma comunicação à alma.

1 comentário:

Dário Cardina Codinha disse...

De facto, a herança genética tem algum voto na matéria. Contudo é da educação o principal papel da atitude de um ser humano.

O motivo de alguém tomar uma certa atitude será pela educação que teve, mas também a sua expressão será devida à genética da pessoa em causa.

Tanto a educação como a componente genética têm influência nos comportamento