domingo, outubro 12, 2008

Pensamentos Sobre Economia

O mundo atravessa uma grande crise em vários sentidos, dos quais uma crise económica. Para lá de todas as explicações para a grande crise, saliento duas causas.
A primeira é a base da economia de cada país, é uma quebra de um mandamento de Deus, refiro-me aos juros. Deus proíbe lucrar com empréstimos de dinheiro, isto quer dizer que o juro é permitido no sentido de aquando da devolução de um empréstimo o dinheiro tenha o mesmo valor, isto porque o dinheiro desvaloriza e valoriza. Bem sabemos que a ruína de tantas pessoas tem sido o facto de não conseguirem pagar juros elevadíssimos, eu sei que se o mundo obedecer a este mandamento todo o conceito de banco teria de mudar, mas deveria ser como Deus diz.
A segunda é a destruição de dinheiro. Como é que se destrói dinheiro? Na guerra. O mundo tem-se colocado ao longo da história em guerras absurdas, se quisermos um exemplo podemos olhar para a América, segundo um professor meu doutorado em economia aquando da saída de Bill Clinton do governo as contas do país estavam no topo, George Bush colocou-se em guerras e mais guerras destruindo pessoas e dinheiro. Exportações e Importações transitam dinheiro mas as guerras destroem.

Sem comentários: