sábado, fevereiro 03, 2007

Entre matar e deixar morrer o que escolher?

Era uma vez um homem simples, pode ser o José, o José nunca se tinha metido em confusões, porém ele e um amigo são apanhados, presos e confrontados com um dilema. Diante deles está uma pessoa amarrada e com um carapuço sobre toda a cabeça, o dilema que os homens que apanharam o José e o seu amigo puseram consiste no seguinte:
É dada a José uma pistola, ele é presuadido a matar a pessoa que está amarrada e encapuçada, se não o fizer eles matam o seu amigo.
Entre matar e deixar morrer o que faria José? A pessoa encapuçada pode ser um familiar do José...deveria ele matar?
Matar ou deixar morrer?


natenine solutionz...
Bem...é uma situação complicada não é? Para mim defenitivamente eu escolhia não matar, por pelo menos duas razões:
Primeiro eu não sei se eles vão mesmo matar o amigo do José, pode ser "bluff". Se eu matasse seria uma acção de primeiro plano, porém se não matasse não sabia o que podia acontecer...Eles dizem que matam mas eu sei lá.
Segundo, eu não ia sujar as minhas mãos, se eu não matasse ficaria triste por matarem o meu amigo, mas se matasse ficaria com problemas de consciência para toda a vida, coisa que nem o meu amigo poderia tirar. Até parece que não amo o meu amigo não é...mas não! Este sistema lógico é fechado, não permite outras soluções, podiamos fugir como nos filmes americanos =).

conclusionz
É óbvio que isto é uma situação utópica, porém faz nos pensar realmente quais são os valores que temos acima de todos...
Já agora qual de nós dizia para nos matar a nós em vez do nosso amigo?
E com uma pistola na mão quem matava os culpados pelo dilema?

"Não matarás"

Sem comentários: