quarta-feira, fevereiro 21, 2007

É verdade que a verdade existe

Sempre existiram tendências para colocar a verdade em causa, acabar com a verdade é simplesmente acabar com tudo o que existe. Mas felizmente Deus dotou-nos de razão, e através deste querido instrumento vamos elevar a supermacia da verdade.

Necessidade de verdade
Exigimos a Verdade. Nenhum de nós quer mentira acerca das nossas contas bancárias, acerca da nossa saúde, por parte dos nossos familiares, etc. Logo desejamos e percisamos de verdade.

É impossivel a verdade não existir
Imaginemos a frase, A verdade não existe, se esta frase fosse verdade então já existiria verdade, logo a verdade defende-se a ela mesma, qualquer frase que queira aniquilar a verdade, aniquila-se a ela mesma se for tida como verdade, porque ela teria de ser verdade, logo existiria verdade, por exemplo: Apenas a mentira existe! Esta frase é uma contradição porque ela está a assumir-se como verdade, e se fosse verdade já era falso que apenas a mentira existia.

Não existem verdades contraditórias
Se eu disser que o meu pai tem 53 anos e o meu irmão disser que tem 56 anos, não podemos estar os dois certos, podemos sim estar os dois errados. Se for verdade que enquanto estou a escrever, estou a ouvir música, não posso não estar a ouvir música ao mesmo tempo. Por isto mesmo a verdade é também exclusiva.

A verdade não está dependente
A verdade não está dependente de quem a diz, da forma como se diz ou de quem a descobre. Uma pessoa pode ser ser credível, mas isso não implica que ela não possa dizer alguma coisa errada, ainda que o diga com toda a convicção. A Terra é redonda, antes pensava-se que era plana, isso nunca foi verdade, embora entendido como tal. Esta verdade sobre a terra já existia antes de Galileu a ter descoberto. A verdade não está dependente.

A verdade é imutável
A verdade não muda, o que pode mudar é a maneira como olhamos para ela.

Toda a verdade é absoluta
Em primeiro lugar acabemos com o argumento de que toda a verdade é relativa. Se toda a verdade fosse relativa, já existiria uma verdade absoluta, o de toda a verdade ser relativa, logo esta frase é uma contradição. Até mesmo as verdades que dizem respeito a um único individuo, não podem ser relativas, porque para essa pessoa o que aconteceu foi absolutamente verdade. Se eu disser que tenho frio, então mesmo que esteja calor a verdade é que eu senti frio num dia de calor.

A Verdade pode ser conhecida
Os agnósticos, ou dizem que a verdade não pode ser conhecida, ou dizem que não sabem se pode ser conhecida. Existe o agnóstico decidido que diz: Nada se pode saber com certeza (como é que ele pode saber isso com certeza?) e o agnóstico comum que diz: Não sei se posso saber alguma coisa com certeza, bem quanto ao agnóstico comum é uma questão de ver as provas acima.

Percisamos da Verdade
O mundo percisa da Verdade, seja científica, filosófica ou religiosa. Sem verdade a nossa vida fica vazia de sentido, encontrar o rumo para a vida é aceitar a Verdade e viver para Ela.

Já defendemos a verdade, através da lógica e com uma ajudinha do livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu"




1 comentário:

Anónimo disse...

Precisamos mesmo, antes que o sobre-aquecimento da terra se instale e Jesus venha.
E já agora, só uma ajudinha, é pre e não per, eu sei que na faculdade não se ensina a escrever, mas dá jeito saber.