quarta-feira, abril 18, 2007

Julgamento Insólito

Juiz: Senhor José Sousa, o senhor é acusado de assassinar a sua esposa. Isso é verdade?
Réu: Sim senhor Juiz.
Juiz: Nesse caso a sua sentença está declarada, 25 anos de prisão!
Réu: Senhor Juiz, eu não devo ser punido com essa pena.
Juiz: Porquê?
Réu: Foram apenas reacções químicas dentro de mim que me levaram a fazer isso, é o curso da natureza. Não existe isso de bem ou mal, não existem sequer valores morais, tudo isso aconteceu de forma natural.
Juiz: Quer você dizer que as nossas escolhas e o nosso sentido de bem ou mal é apenas o reagir às condições químicas e físicas do meio ambiente?
Réu: Exactamente!
Juiz: Muito bem, sendo assim a sua pena é de 25 anos de prisão!
Réu: O senhor não pode fazer isso!
Juiz: É apenas uma reacção química dentro de mim, não posso impedi-lo.

24 comentários:

Dário Cardina Codinha disse...

Gostei do post. É verdade que tudo são reacções químicas e enzimáticas, até as nossas escolhas são "sentenciadas" por essas reacções. Tanto a escolha de assassinar como a escolha de sentenciar. O resultado será o mesmo, quer saibamos que as nossas escolhas são fruto de reacções, quer o desconheçamos. O curso da Natureza são reacções em cascata, é como peças de dominó: Uma reacção provoca outra, que provoca outra, que provoca 1 milhão, que, cada uma, provoca mais 1 milhão, etc...

Dário Cardina Codinha disse...

Não querias saber algo sobre o infinito? aqui tens: http://ktreta.blogspot.com/2007/04/infinitos-aos-montes.html

abraço

natenine disse...

Sim. Só foi pena perderes o sentido irónico do post.
Percebo que para ti a diferença de hitler para a madre teresa de calcutá são apenas reacções quimicas e enzimaticas.

Dário Cardina Codinha disse...

O que somos nós? Moléculas, enzimas que reagem, átomos, quarks,..., cordas... enfim. Se há determinada reacção, essa reacção influencia a ordem superior. Deste modo mecher o dedo são reacções e reacções. músculos influenciados por neurónios, influenciados por electrões que viajam em dendrites. tudo é influenciado por átomos de Na e Ca excitados, etc... Há toda uma influência gradacional desde o mais pequeno ao maior. É simples e tem lógica.

Compreendi o sentido irónico do post

natenine disse...

Não estou contra o que disseste no ultimo comentário, só acrescento que o ser humano também tem alma e espírito. Porque aquilo que fazemos não são reacções inatas, nós pensamos, podemos ofender, maltratar, amar, ajudar, etc
Este aspecto moral não são reacções químicas, caso contrário estariamos condenados a decidir o que a natureza disse-se e afinal que "domina" sobre a natureza somos nós.

Dário Cardina Codinha disse...

Eu acho que tens razão. Só esta a dar lugar a um movimento extremista que não deixa de ter razão: Tudo o que acontece é condicionado pelo que aconteceu antes., tal como as peças de dominó. Tem fundamento e alguma razão, mas não sei se terá toda a razão. De facto temos alma,podemos pensar e decidir. Mas, por outro lado, o que são os pensamentos e decisões senão reacções no nosso cérebro?

Fica a dualidade para investigar mais a fundo.

natenine disse...

Ninguém pensa que vai amar uma pessoa e ama. Ninguém pensa que vai odiar uma pessoa e por isso odeia.
É algo mais que apenas o cérebro.

Dário Cardina Codinha disse...

É verdade, é algo mais que o cérebro, são os músculos do nosso corpo, o ambiente envolvente, etc... tudo contribui. Se tivesses o sentido de tudo o que podes sentir, ver, cheirar, etc, ficavas com o cérebro cheio de informação inútil em um piscar de olhos. Há uma série de factores que se têm que ter em conta.

natenine disse...

Já viste a diferença do ser humano para os restantes animais? Eles também têm músculos, cérebro, ambiente envolvente, etc. No entanto nunca nenhum animal fez ou fará as coisas que seres humanos já fizeram, tanto para bem como para mal.

Dário Cardina Codinha disse...

Realmente somos todos diferentes. O que faz essa diferença? O corpo, o cérebro e os genes. Mais microscópico? As moléculas, os átomos, os quarks, as cordas... Temos características que alguns animais não têm e isso permite-nos ser diferentes de alguns. Temos zonas no cérebro responsáveis por essas diferenças embora o nosso genoma seja idêntico... até 98 e 99% ao de alguns animais e até cereais!
O bonobo troglodita é dos mais evoluídos, têm capacidade de organizar-se em sociedade, fazer escolhas, etc.

natenine disse...

Insistes em desviar a conversa, como tal não vale a pena insistir, um bom observador vê características especiais no ser humano, e daí começa a tirar conclusões, porque se interessa por saber, mas quando alguém vai restringido a uma ideia, nunca pode alcansar algo novo.
Aconselho-te a analizares todas as coisas de mente aberta e a teres discuções concisas, se não concordas com o que digo é isso que deves escrever e não andar com rodeios e a desviares-te das perguntas que te faço, porque senão em vez de um debate de ideias com fim à sabedoria, acabamos num jogo do bitaite.

Dário Cardina Codinha disse...

Já reparaste que estou sempre a dizer o mesmo pois o debate não tem avanço. Somos diferentes uns dos outro devido ao nosso cérebro. digo entre nós e digo entre nós e qualquer outro ser vivo. O ser humano é mais evoluído pois possui um cérebro mais evoluído. Temos centros cerebrais únicos. É essa a diferença.

natenine disse...

Sim! Temos um cérebro mais evoluido. Mas não é só isso temos alma e espírito. O Post reside nisto.

André Ramalho disse...

EHEHEHEHE!!!
Curti muito este post ;)

Adilson Marques disse...

Nate Nine,
Um bom texto irónico. Relativamente ao "Dário Cardina Codinha", devo dizer que em nada estou de acordo, pois as nossas acções não devem ser justificadas por meras reacções químicas ou enzimáticas. A moral é mais determinante. Caso a química explicasse o comportamento humano, este seria completamente previsível, até se poderia prever que nome darei ao gato que terei daqui a 10 anos. Um abraço.

Dário Cardina Codinha disse...

Como sabemos onde uma bola vai cair? Porque temos cálculos que o confirmam.Basta sabermos a velocidade e posição de uma partícula para saber de onde veio e para onde vai... enfim, Física!
Poderíamos saber como se vai chamar o teu gato se conseguíssemos seguir todos os elementos que o irão permitir. O problema é que isso é impossível devido a uma dualidade física: Se conhecermos a velocidade não podemos conhecer a posição; se conhecermos a posição não podemos conhecer a velocidade. Um dia poderemos, quem sabe, ter a tecnologia para poder determinar ambas as características que nos poderão levar a saber de onde veio e para onde vai exactamente uma partícula elementar.

Dário Cardina Codinha disse...

Lê: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21408

Ana Ramalho Rosa disse...

Tanta discussão... mas ainda ninguem explicou aqui à aninhas como é que nós, seres humanos, somos os únicos que têm capacidade de criar, de decidir, de pensar....

A ciência, a lógica, a quimica, a física, a filisofia e outros ainda não me conseguiram convencer.
Diz a sabedoria popular(muito certa) mais vale prevsimir do que remediar. Quem se esconde na lógica nunca foge de Deus, porque Ele continua, através do Seu Espírito a contender e a dar a sede e a insatisfação àqueles que precisam mais do que de fórmulas da vida, da Própria Vida: JESUS


Um dia todos vão descobrir que o Juiz Soberano é o dador da sua própria vida. Um dia... Tarde demais.

Dário Cardina Codinha disse...

Amiga, os bonobos têm capacidade de decisão e de socialização. Têm uma hierarquia. É a Biologia a funcionar... A neurobiologia também o explica. Brevemente vou colocar no meu blog assuntos sobre biologia e fisiologia para explicar o porquê de nós sermos "assim".

o-outro-universo.blogspot.com

natenine disse...

Dário, as diferenças do ser humano para com qualquer animal são maiores do que as semelhanças, o ser humano dista muito de qualquer animal, na sua essência, no que faz e até na aparência. Querer contestar esta verdade com alegados exemplos de macacos é mandar-me areia para dentro dos olhos.

Dário Cardina Codinha disse...

Acho que somos parecidos. Fisicamente: postura vertical, tamanho do cérebro idêntico, ideia de sociedade, justiça, hierarquia, grupo familiar e têm polegar (muito importante!).
Geneticamente: os símeos superiores distam 2% de nós. Têm menos um cromossoma; o cromossoma maior que eles têm é, nada mais nada menos, que dois cromossomas nossos juntos.

natenine disse...

Dário, achas que são parecidos mas não estavas disposto a casar com nenhuma espécie desse género (apenas a brincar)
Repara que não são dotados do sentido estético, não têm nada que se pareça com a nossa capacidade de perceber o mundo, não têm atributos de amor como os do ser humano, não têm noção de Deus, não têm capacidade creativa, etc, etc ;)

Dário Cardina Codinha disse...

Apesar de achar alguns animais atraentes não estou disposto a ter qualquer relação para além da amizade. :)
O nosso sentido de religião vem de uma zona cerebral já detectada em seres humanos, mas não em animais. Poderei dizer que, tanto essa área cerebral como a área do sentido estético, é fruto da evolução. Quanto mais evoluído é o ser, mais sentidos terá.
Por último, os símeos superiores têm sentido de criatividade. Conseguem criar palavras por linguagem gestual. Enfim, são duas maneiras de ver as coisas baseados nas mesmas evidências

Anónimo disse...

Gostei deste post. Fiquei a saber mt coisa interessante: trogloditas quase tão espertos como eu e o Dário a poder manter uma relação de amizade com um desses seres quase tão capacitados como ele.
A Única certeza q eu tenho mesmo é q a verdadeira sabedoria vem de DEUS. Q essa LUZ nos possa iluminar e capacitar.