domingo, janeiro 06, 2008

Autonomia

A Etimologia diz-nos que a palavra autonomia, deriva do grego autós (próprio) + nómos (lei), ou seja, autonomia diz respeito a cada individuo, está associado à individualidade.
A partir de que ponto alguém se torna autónomo? Quando adquirimos autonomia? Esta individualidade de escolher, de viver, etc.
Apenas o que é gerado tem autonomia, por outro lado apenas seres autónomos podem gerar seres autónomos1. Se a frase anterior for verdadeira, então os seres vivos nunca vieram a existir por meio da evolução, mas tiveram que ser criados*, caso contrário nunca poderiam e nunca poderíamos ser autónomos.
Desta forma, se a evolução é verdade, então ninguém é autónomo e todas as acções não são feitas realmente por nós, mas pelo andar do cosmos. Se a teoria da evolução é verdadeira por favor libertem todos os assassinos, ladrões, violadores e pedófilos, eles não são autónomos, quem está a fazer tudo isto é ninguém, chamam-lhe acaso. Se acreditamos na teoria da evolução então quem melhor expressou o estado do homem e do mundo foi Jean Paul Sartre expressando a ideia de que o homem é uma piada trágica num contexto de total absurdo cósmico.

*
A verdade é que o homem foi criado e não gerado, mas Deus criou um homem gerado (com todos os atributos de um homem gerado), com capacidade de gerar, pois Deus não criou uma criança, mas um homem, Adão. Logo depois criou uma mulher e não uma menina. Criou seres autónomos.

1 alteração feita passado algum tempo

3 comentários:

Dário Cardina Codinha disse...

Se olharmos para uma pedra conseguimos determinar de onde partiu, com que velocidade e angulo. O mesmo acontece com as partículas. Conseguimos determinar a posição e a velocidade. Deste modo podemos sempre saber a posição e velocidade no momento anterior. Se fizermos isto com todas as partíciulas em todos os momentos iremos chegar ao Big Bang.
Esta é uma teoria muito bem vista na física. De facto, podemos saber a velocidade ou a posição de qualquer partícula.

Mstp disse...

um comentário um pouco fora de contexto a meu ver

Dário Cardina Codinha disse...

fora do contexto, como? O assunto é o mesmo, e é sobre o determinismo natural.