terça-feira, março 18, 2008

Sujeição da Fé ao Livre Arbítrio

Se a argumentação a favor da fé em Deus fosse completamente estanque, o mundo estaria repleto de praticantes convictos de um único credo. Agora imagine-se um mundo assim, em que a oportunidade de escolher livremente a crença fosse negada pela certeza da evidência. Que interesse teria?
Francis Collins


Uma evidência inquestionável a respeito da existência de Deus iria comprometer a possibilidade de termos fé em Deus por livre vontade. Na verdade até Adão na sua existência gloriosa precisou de fé para crer em Deus, tal como Eva. O que é certo é que não creram nos atributos de Deus e deixaram-se enganar pela serpente. O escritor da carta aos Hebreus quando começa a enumerar os heróis da fé começa por Abel, saltando Adão e Eva que não foram exemplo nenhum a nivel de fé.

De facto Deus projectou o Homem com a possibilidade de crer nele ou não, ainda que essa evidência fosse tremendamente óbvia antes da queda. Hoje após a queda do Homem essa evidência não é tão clara, porém continuam a existir motivos suficientes para se crer e ainda liberdade suficiente para não crer.


Sem comentários: