sábado, setembro 13, 2008

Sinceridade Intelectual

Céticos, agnósticos ou crentes precisamos de sinceridade intelectual, caso contrário estamos a fazer o que se chama um suicídio intelectual, torna-mo-nos defensores de uma causa e não da verdade. Enquanto investigadores temos de rigorosamente não manipular factos com o intuito de alimentar o nosso orgulho de detentores da verdade, ou de muitas vezes uma falsa verdade.
Um bom investigador é aquele que admite que por vezes aquilo com que se depara não é um cenário favorável para aquilo que acredita, porém continua com as suas convicções. Manter-mos as nossas convicções não implica ficarmos vidrados na nossa visão, simplesmente precisamos de partir com neutralidade para os factos acreditemos no que quer que seja. Sabemos que a verdade sobressairá. 
Aquilo que falo pode ser melhor explicado com um exemplo. Imagine-se um criacionista e um evolucionista, diante de um sapo o criacionista "perde" na sua teoria, da mesma maneira o evolucionista "perde" diante de uma baleia. Isto porque um sapo é uma prova (segundo a teoria da evolução) de um intermédio entre peixes e animais terrestres. Já a baleia é um problema para o outro lado, porque supostamente os mamíferos desenvolveram-se em terra e não na água.
Digamos que as coisas difíceis de explicar não devem ser manipuladas, é necessário ter a hombridade de dizer: não sei. 

Sem comentários: